Noticias MNBD/OABB 31/07/2011 – A marcha dos bacharéis


Prezados(as) colegas MNBdistas:

Tenho acompanhado, assim como todos estão observando pela imprensa, uma movimentação anormal da OAB em defesa do exame de ordem.

Na realidade, não é tanto o parecer do Sub Procurador Geral Rodrigo Janot que tirou o sono dos líderes da OAB interessados diretamente no exame. Isto porque, não são todos os líderes da OAB que defendem com unhas e dentes este exame, que sabem ser inconstitucional e, justamente por saberem, é um exame imoral… O pavor dos que tem interesses no exame é o ministro Marco Aurélio de Mello.

Ministro do STF desde 1.990, Marco Aurélio não se verga a interesses corporativos e tem uma biografia em defesa da Constituição e da legalidade.

É nosso sonho e o pesadelo da OAB…

Esta mensagem é mais para atualizar os colegas nestes dias de agitação, com informações ainda não levadas ao conhecimento dos colegas. Vamos por partes:

Inicialmente, 2 artigos inéditos para serem divulgados pelos colegas:

Um mais extenso analisa o ataque da OAB contra as faculdades que não aprovaram nenhum examinando e claro, contra os colegas que não obtiveram aprovação.

Outro, sintetiza a questão do ataque às faculdades e já é mais atual.  Fiz a pedido do Jornal Gazeta do Povo do Paraná – que já publicou – e agora divulgo a todos. Ambos em anexo.

Peço que nos ajudem a divulgar estes artigos em jornais, revistas, blogs, sites, etc… Ok?

OUTRO ponto é um artigo do Professor Fernando Lima, analisando o Parecer 5664 do Sub Procurador Geral da República Rodrigo Janot, que mesmo afirmando a inconstitucionalidade material, descartou sem grande análise a inconstitucionalidade formal e não analisou sob o prisma do Princípio da Isonomia. Como sempre, uma aula de direito constitucional do Dr. Fernando, Mestre em Direito Constitucional, nosso Presidente de Honra do MNBD/OABB. Em anexo.

Outro ponto é um artigo da Dra. Luciana, onde ela ataca documentalmente o exame de ordem, demonstrando que as empresas contratadas para aplicarem o exame são relapsas e não fazem uma correção “correta”.

Isto todos nós que fizemos o exame sabíamos, mas não tínhamos provas documentais. Temos agora.

Leiam com atenção o oficio encaminhado pela OAB do Mato Grosso. É algo muito especial. É um documento que demonstra oficialmente que a correção de 2ª fase aplica notas diferentes em repostas iguais…  Em anexo (pdf)).

COMPLEMENTANDO, anexo (pdf) uma resposta da FGV que demonstra claramente a manipulação nos índices de aprovação de 1ª fase. O colega recorre dizendo que a Resposta A está certa. A FGV embasa dizendo que a A está errada e a B certa. Mas se o colega disse que a B está certa e a A está errada, há uma resposta da banca fundamentando que a B está errada e a A está certa…

O interessante é que a resposta nos dois sentidos antagônicos está em uma única resposta. Uma dizendo que a colega em questão respondeu certo, e outra, junta, na mesma resposta (observem !!!) diz que a resposta da colega está errada… Vai virar ação na justiça…

Guardem este material para recursos de 1ª e 2ª fase. É documental e importante…

Seguimos trabalhando nos bastidores e apesar de não poder divulgar as ações já acertadas – como sempre, para a OAB não atrapalhar – posso assegurar aos colegas que Agosto será um mês para ficar na história de nossa luta contra o exame, um mês de desgosto para a OAB e seus lideres defensores do exame de ordem…

Estamos trabalhando no nosso site www.mnbd.org e logo estará no ar…

Quem quiser receber mensagens – e material básico dividido em 5 emails com muito material – diretamente, é só solicitar no email mnbd.brasil@gmail.com

Só reiterando, nossa entidade não promove abaixo assinados, passeatas, não mistura outras questões com nossa luta contra o exame de ordem, sendo que todas as nossas mensagens são sempre identificadas como “mensagem oficial do MNBD/OABB”. Há cada vez mais grupos agindo contra o exame, cada um seguindo seu caminho e seus líderes. Não questionamos o que os outros grupos fazem, apoiamos todo trabalho coerente e democrático, mas sempre lembramos aos colegas a escolha de caminhos e os resultados gerados.

Saudações MNBDistas!!!

Reynaldo Arantes

Esse post foi publicado em Estatísticas, GERAL, Mensagem oficial do MNBD/OABB. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Noticias MNBD/OABB 31/07/2011 – A marcha dos bacharéis

  1. telma brandao disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM O MOVIMENTO PARA ACABAR COM O EXAME DA OAB.
    CAPACITAR O PROFISSIONAL NÃO É TIRAR-LHE O DIREITO DE TRABALHAR, E SIM, DAR-LHE CONDIÇÕES DE CRESCER NO EXERCÍCIO DO OFÍCIO.
    COMPETE AO ESTADO ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE COM GRANDEZA E DIGNIDADE, MELHORANDO AS UNIVERSIDADES, FACULDADES ESPALHADAS POR ESSE PAÍS.
    É PRECISO LUTAR SIM, MAS COM GRANDEZA, RESPEITO E PERSEVERANÇA.
    FAÇO PARTE DESSA LUTA, NÃO SÓ EM PROL DOS BACHARÉIS DE DIREITO MAS DE TODOS OS OUTROS GRADUADOS EM TODOS OS OUTROS CURSOS, PARA QUE NÃO ACONTEÇA O MESMO QUE ACONTECE COM OS BACHARÉIS DE DIREITO.
    FAÇO PARTE DESTA LUTA, PORQUE SEI QUE ELA É HONESTA E JUSTA.

  2. SIlvia RJ disse:

    Bacharéis em Direito contestam legitimidade do Exame da OAB – São Paulo E Belo Horizonte DIA 08/08/2011 – PARTICIPE !!! http://www.youtube.com/watch?v=_mGLMnc2ar0&feature=related

  3. Sou de Bagé – RS e já fui prejudicado no Exame da Ordem uma vez, e foi só uma vez pois considero um absurdo o que aconteceu comigo. Fiquei por uma questão no Exame da Ordem 2008/2, sendo que havia uma questão com erro material do numero da lei, mencionando equivocadamente o número da Lei das Sociedades por Ações: indicando como sendo a Lei nº 6.406/76, quando a indicação correta é Lei nº 6.404/76. A lei apontada no enunciado da questão é do ano de 1977, e dispõe sobre a “alteração das diretrizes das rodovias BR-453 e BR-468, integrantes do Plano Nacional de Viação”, e nada tem a ver com o tema da pergunta. Impetrei mandado de segurança e realizei a prova para a segunda fase, onde passei e ganhei o certificado, no entanto, por estar no serviço militar, resolvi não fazer a carteira por pura desinformação, por acreditar estar impedido, e perdi em segunda instância…
    Decidi por ser uma pessoa de principios não contribuir mais com essa covardia com os bacharéis que é o Exame da Ordem… Estudo muito para entrar em um mestrado ou doutorado, para um dia poder dar aula e contribuir com o que estudo na formação de cidadãos…
    Sei de casos na minha cidade de advogados que se combinam de perder prazo para ganhar açoes mais rapidamente e embolsar valores… Isso sim é absurdo com o povo e cade o conselho de ética….
    Estou a partir de hoje me juntando a esta luta, conte comigo e com a divulgação na cidade de Bagé, interior do RS do referido e lembrem-se, na medicina tentar impor a prova, no entanto os estudantes derrubaram, vamos se unir e derrubar também…
    Este enriquecimento ilícito da OAB com o exame esta com os dias contados.

  4. Alberto disse:

    Dr Inacio. Tenho um comunicado a fazer.
    Um respeitável “blog” sobre o “exame de ordem” soltou uma “NOTA” sobre bacharéis que ameaçam,xingam e ofendem o respeitável Advogado e dono do site.

    Essas atitudes não coadunam com a posição da maioria dos bacharéis.
    Eu seria ainda mais atrevido em dizer que, NÃO ACREDITO que seja atitude de bacharéis.
    O que podemos ver nas faculdades e cursinhos,são alunos cada dia estudando mais,pois temem não passar no exame de ordem e ficarem desempregados.

    É no mínimo de causar estranheza responsabilizar bacharéis por tais atitudes.
    Ainda mais que o site “permite” anonimato onde não podemos identificar quem escreve.
    E sendo assim o bacharel está sendo mais uma vez esculachado e colocado como um “semi analfabeto” segundo a publicação das ofensas, com erros grotescos de português e xingamentos.

    • Inacio Vacchiano disse:

      Se estou bem informado, este site a que você se refere é o “portalexamedeordem”.

      Ele é a favor o exame mas contra a forma como este é aplicado.

      Seu proprietário lucra bastante com o exame que combatemos e procura difundir uma ideologia deturpada sob a mascara de isenção e imparcialidade. Aparece ao lado da OAB e fez parcerias lucrativas com sites de renome.

      Investe pesado na manutenção do site custeando excelentes profissionais cibernéticos.

      Creio que alguns colegas revoltados procuraram mostrar o que ele realmente estava fazendo.

      A denúncia do proprietário foi um tiro que saiu pela culatra pois acabou por mostrar o que realmente ele está fazendo… Uma verdadeira confissão…

  5. SIlvia RJ disse:

    Campanha: EU CONFIO NO SUPREMO! PARTICIPE TAMBÉM! PRAÇA DA SÉ, DIA 8 DE AGOSTO, ÀS 17 HORAS. http://www.youtube.com/watch?v=xmfsawpXfUc&NR=1

  6. NAIANA disse:

    Caro Estudante,

    Você sempre soube que precisa fazer um curso universitário para se qualificar e conseguir um bom emprego, certo? Sempre soube que é livre para escolher entre Medicina, Engenharia, Psicologia, Sociologia, Biblioteconomia, Economia e muitos outros. Sabe que o diploma universitário é o documento oficial que prova que você está pronto para trabalhar e que é reconhecido pelo Ministério da Educação, certo? Estas são verdades inquestionáveis, protegidas e garantidas pela Constituição Federal, que entre outros direitos, garante que o cidadão tem o direito de escolher a área em que quer trabalhar.Agora tem uma coisa que você não sabe ainda: estão querendo acabar com tudo isso! Isso mesmo!! Você vai estudar quatro ou cinco anos, se formar e não poderá trabalhar! O reconhecimento do seu diploma pelo MEC, para você poder trabalhar depois de formado, não vai valer mais nada! Vai pro lixo!! O direito CONSTITUCIONAL de escolher a área de trabalho que quiser, vai sumir também!! E não vai adiantar falar que Constituição garante os seus direitos!Isso vai acontecer porque os Conselhos de Classe, como o CRM (medicina), CRP (psicologia), CREA (engenharia e arquitetura) e outros, estão querendo fazer como a OAB faz com os estudantes de Direito: ela exige que todos os que se formam e tiram os seus diplomas universitários façam e PASSEM no Exame de Ordem, para poderem trabalhar! Reprovou, dançou! Veja o exemplo: se você se formar em Psicologia não poderá exercer a profissão, sem antes gastar dinheiro com cursinhos e pagar para fazer E PASSAR em um exame imposto pelo CRP. Caso contrário, não vai trabalhar, pois o seu diploma não vai valer nada! É só um papel qualquer!! Os seus 4 anos de estudo vão para o ralo, por causa de um exame que não qualifica nada! E você nunca vai poder dizer que é Psicólogo! Isto vai acontecer com todos os cursos!!!Agora, o mais grave e vergonhoso de tudo isso!! Veja o que está por traz disso:Os Conselhos de Classe estão de olho na fortuna que a OAB fatura com os exames que ela impõe aos diplomados em Direito. A OAB é um Conselho de Classe também e se ela pode, os outros Conselhos estão achando que podem também! Eles vão querer mudar a lei e criar os seus exames, para faturarem o que a OAB fatura todo ano: Veja só > A OAB cobra 200 reais por candidato. No último exame foram 121.309 inscritos, que rechearam os cofres da OAB com R$ 24.261.800,00! Isso mesmo! Mais de 24 milhões! Como são três por ano, o exame rende 72 milhões anuais para a OAB!Agora, tem mais gente querendo entrar neste esquemão milionário! São os cursinhos preparatórios! Eles já faturam alto com o exame da OAB e estão coçando os dedos e, claro, fazendo pressão para que os outros Conselhos de Classe exijam também um exame igual para todos os estudantes! Vão fazer igual a OAB: para manter os altos ganhos ela, a OAB, cria uma prova bem difícil, exigindo o conhecimento decorado dos 5 anos do curso de Direito, sem dar direito do estudante fazer consulta nos livros. Isso reduz drasticamente o número de aprovados! O penúltimo exame REPROVOU 90% dos candidatos! De 10, só um passou! Assim, quem reprova, para não perder o curso que fez, vai ter que gastar mais para tentar de novo!! No último exame (julho/11), foi pior ainda: somente 4 por cento passaram!!! Se você faz universidade pública, menos mal! Mas lembre-se: os cursinhos preparatórios e provas não serão custeados pelo Governo!Você já percebeu quem vai pagar a conta, né? Depois de gastar muito dinheiro em uma faculdade, você – SEM PODER TRABALHAR NA PROFISSÃO ESCOLHIDA – terá que fazer cursos preparatórios para realizar os seus sonhos! Pois as provas serão cada vez mais difíceis, para que você tente uma, duas, três, quatro vezes ou mais, pagando sempre com um dinheiro que você terá que pedir para os seus pais, para os seus parentes ou conseguir ralando num emprego qualquer!Por isso, Estudante do Brasil, JUNTE-SE À NÓS!! Participe do MOVIMENTO NACIONAL DOS BACHARÉIS EM DIREITO que luta para que o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL julgue o Exame de Ordem da OAB INCONSTITUCIONAL, conforme parecer do MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.Se o exame da OAB não cair, todos os Conselhos vão ganhar força e poder para impor exames para todos os estudantes formados!! Somente com a QUEDA DO EXAME DA OAB é que os Conselhos de Classe não terão força para criar exames semelhantes e obrigar todos os estudantes a sofrerem como os bacharéis em Direito têm sofrido!Estudante! Esta causa também é sua!! Participe dos chats, fóruns e redes sociais que divulgam a INCONSTITUCIONALIDADE do Exame de Ordem da OAB. Manifeste a sua opinião comentando todas as notícias sobre esse assunto. Leia e se informe! Quem tem conhecimento e é informado tem mais força para defender os seu direitos!Acesse: (são sites seguros)www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N12585 e assine a Petição Virtual pedindo o fim do exame da OAB!www.fimexameoab.ning.com e se fique conhecendo a luta dos bacharéis em Direito!www.mnbd-brasil.com.br e se junte ao Movimento Nacional do Bacharéis em Direito!

  7. Adailson Alves disse:

    PARABÉNS AO NOBRE DR. REYNALDO ARANTES PELA BRILHANTE INICIATIVA COMO SEMPRE FIRME E FORTE NA DEFESA DOS BACHARÉIS CONTRA O FAMIGERADO EXAME DE ORDEM INCONSTITUCIONAL E ILEGAL, JÁ POSSO ATÉ VER O DESESPERO DA OAB EM TER QUE PAGAR E ARCAR COM A REPARAÇÃO POR DE DANOS MORAIS CAUSADA POR UM EXAME PERVERSO QUE SÓ MEDE RESERVA DE MERCADO, MAIS AS VÍTIMAS (OS BACHARÉIS EM DIREITO) ESTÃO UNIDOS E SERÃO RESSARCIDOS POR TODA A HUMILHAÇÃO QUE VEM SOFRENDO POR CAUSA DA OAB. VEJO VEEMENTEMENTE QUE A PRÓPRIA OAB VAI BEBER DO SEU PRÓPRIO VENENO QUANTO MAIS SE SACODE MAIS DIFÍCIL E DESESPERA FICA A OAB.

  8. C O N V O C A Ç Ã O

    Quando chega a época de alistamento militar do jovem no território brasileiro.
    Vai à Junta Militar. Faz o alistamento. Confirma que está apto para servir sua pátria envergando as cores verde, amarelo, azul e branco da nossa amada BANDEIRA BRASILEIRA. Sabe, que se preciso for, dará sua vida contra os inimigos dos brasileiros. Não fica sujeito a temor de espécie alguma…
    Agora:
    É chegada à época improrrogável de todo BACHAREL em DIREITO, de se apresentar em suas cidades natais,
    Nas urnas do Movimento Nacional Bacharel e Direito.
    Compareça lá. Leva seu título de eleitor, prova de residência, seu diploma de bacharel registrado no MEC.
    Isto dar-lhe-à oh! Bacharel, a capacidade plena de exercer sua atividade profissional e sustentar que se diplomou para advogar.
    Façam este alistamento URGENTE.
    Trata-se de “direito adquirido desde o século 30.
    A “prevalência dos direitos humanos” lhes assegura este direito de “ir e vir” diante de todo e qualquer tribunal brasileiro.
    A PROVA é sua. Oh! Bacharel
    MNBD São Paulo
    Presidente de Honra
    João Ribeiro Padilha
    78 anos de idade
    Brasileiro Nato
    OAB SP 40385 AASP 8740
    31 de agosto de 2011 domingo às 09h59

  9. Adailson Alves disse:

    PARABÉNS AO NOBRE DR. REYNALDO ARANTES PELA BRILHANTE INICIATIVA COMO SEMPRE FIRME E FORTE NA DEFESA DOS BACHARÉIS CONTRA O FAMIGERADO EXAME DE ORDEM INCONSTITUCIONAL E ILEGAL VEJO VEEMENTEMENTE QUE A PRÓPRIA OAB VAI BEBER DO SEU PRÓPRIO VENENO QUANTO MAIS SE SACODE MAIS DIFÍCIL FICA PARA OAB. DR. MARCO AURÉLIO É O MINISTRO ILIBADO DE GRANDE REPUTAÇÃO E COMO DEUS É JUSTO, NADA MAIS DO QUE JUSTO DE TER UM MINISTRO JUSTO PARA JULGAR A INCONSTITUCIONALIDADE DO EXAME DE ORDEM PRATICADA PELA OAB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s