Exame de Ordem reprova 88% dos inscritos, segundo OAB


De 106.891 candidatos, apenas 12.534 passaram, de acordo com a Ordem. OAB diz que 81 instituições de ensino superior tiveram aprovação zero. Fernanda Nogueira Do G1, em São Paulo imprimir Candidatos chegam para exame da OAB em Belo Horizonte (Foto: Frederico Haikal/Hoje em Dia/AE) O último Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas. A assessoria da FGV informou que os nomes dos aprovados foram disponibilizados na internet em 19 de junho (confira link ao lado).

Candidatos chegam à exame da OAB em Belo Horizonte no domingo (11) (Foto: Frederico Haikal/Hoje em Dia/AE)Candidatos chegam para exame da OAB em Belo
Horizonte (Foto: Frederico Haikal/Hoje em Dia/AE)

Segundo a OAB, outros dados também mostram que o problema é a má qualidade de parte dos cursos de direito. Das instituições de ensino superior participantes, 81 tiveram aprovação zero, de acordo com o secretário-geral da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coelho. “O presidente (da OAB) vai notificar o Ministério da Educação para colocar todas elas em regime de supervisão, que pode levar ao cancelamento”, disse Coelho. O MEC registra 1.120 cursos superiores de direito no país. São cerca de 650 mil vagas, segundo a OAB.

“Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil”, disse o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Os candidatos que fazem a prova pela segunda vez têm 7% de aprovação, em média, segundo a OAB. Aqueles que fazem o exame pela primeira vez ou estão no nono e décimo períodos da faculdade (treineiros) têm média de 25% de aprovação.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, durante reunião do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral  (Foto: Wilson Dias/ABr)Presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, diz
que má qualidade de cursos motiva reprovação
(Foto: Wilson Dias/ABr)

De acordo com Cavalcante, um estudo feito por ele com dados dos últimos quatro exames anteriores ao de dezembro de 2010 mostra que as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam, em média, entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Nas 20 piores universidades públicas e as 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares aprovam entre 3% e 5%. “Isso puxa para baixo o número de aprovações. Infelizmente, o maior número de estudantes está nas faculdades privadas”, disse Cavalcante.

Segundo Coelho, um grupo de universidades teve aprovação média de candidatos entre 80% e 90%. De acordo com o secretário-geral da OAB, são elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Isso significa que as boas aprovam quase todos os estudantes na primeira tentativa”, disse Coelho.

O presidente da OAB disse que estuda a possibilidade de questionar na Justiça as aprovações de novos cursos feitas pelo Conselho Nacional de Educação “Não podemos conceber que o Conselho Nacional de Educação, fugindo dos parâmentos técnicos, autorize novas vagas”, afirmou.

Com relação às críticas de candidatos à dificuldade do exame, Cavalcante disse que não há reserva de mercado. “A OAB vive exclusivamente da contribuição dos integrantes. Os advogados pagam anuidade. Se tivéssemos dois milhões, teria recursos para desenvolver atividades bem maiores. Temos 700 mil advogados. Para a OAB, seria confortável. Nossa preocupação não se mede pelo número, mas pela qualidade”, disse.

A primeira prova do próximo Exame de Ordem da OAB está marcada para 17 de julho. A segunda fase está prevista para 21 de agosto.

Fonte: G1

Links relacionados:



Esse post foi publicado em Estatísticas, GERAL. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Exame de Ordem reprova 88% dos inscritos, segundo OAB

  1. Leão disse:

    Simples… Na realidade vamos entender o que está oculto, pela aprovação do exame da OAB, ganha-se o quê? E pela não aprovação o que a OAB pode perder? Tudo o que se falou e se fala trata-se disso, disputa econômica e altas arrecadações para esse órgão OAB, não acham? Então pensem… Por que a OAB não extingue o exame? Simplesmente pela arrecadação anual dos seus três exames, que rende a ela mesma bons e inevitáveis lucros! E também por que não aceita novos advogados ou bacharéis sem exame, sendo que dessa forma iria arrecadar muito mais, por quê? Por uma série de fatores, reputação, a única que mantém um estatuto na CF, a que de alguma forma dá os seus “pitacos” no congresso nacional, sociedade jurídica ou dos juristas brasileiros, política brasileira etc… Sendo assim os conservadores não querem admitir que o bolo feito por eles ainda é comestível… A pergunta é somente essa por que a OAB que gosta tanto de dinheiro não aceita aproximadamente os 90 mil bacharéis em direito em seu quadro sem exame de ordem? Acho que é o receio do novo, da inovação e de saber que a sua organização perderá força, pois esse exame para OAB é o seu trunfo, para tudo e também nos ditames de um país… Apenas reflitam… Se fosse somente pelo dinheiro a OAB deixaria a frouxidão do MEC avançar, não acham? Como se diz ” tem caroço debaixo desse angu”, política, poder e algo mais que nós como seres humanos normais e sem acesso à cúpula corrupta e inescrupulosa desse país não temos como saber e sim refletir e pensar…

    Façam a conta – noventa mil por ano vezes 800 a 600 é igual a?

    Pensando assim… Numa reprovação em média de 80%, seguindo o raciocínio, 72 mil ano vezes 3 é igual a ? Esse resultado vezes duzentos pela inscrição da para a tão questionada aprovação do exame de ordem, não é maior? E ainda os que entram ou formam não irão fazer crescer esse bolo com crescimento três vezes ao forno por ano, então talvez seja tudo uma questão de conta, não acham, pois o mundo é capitalista ou na melhor das hipóteses, o capital circula entre nós…

    Leão. bacharel em direito e engenheiro

  2. Dr. Inácio,
    Consegui a liminar no meu MS contra a OAB, e., o melhor o Conselho Federal juntou provas que comprovam a Fraude da FGV e que o Conselho e conivente com a farsa crida pela FGV.
    Onde comprova-se o que é o exame de ordem para a OAB – uma “Galinha dos ovos de ouro” – pois como explicar essa conveniência com a FGV.
    O meu blog agora esta com imagens (as provas de tudo que denuncio).
    Se der para divulgar essa vitória ficaria muito grato.
    vide link :http://walterbandeira.criarumblog.com/

    No mais um abraço e obrigado pelo apoio.

    Walter Bandeira

    ps. corriginco o anterior – um pequeno problema de visão – só me faltam 80% ! rsrs

  3. Dr. Inacio,
    Consegui a liminar e o melhor o Consleho Fedral juntou provas que comprovam a Fraude da FGV e que ele Conselho e conivente com a farsa crida pela FGV.
    Onde comprova-se o que é o exame de ordem para a OAB – uma “Galinha dos ovos de ouro” – pois como explicar essa conviniência com a FGV.
    o meu blog agora esta com imagens (as provas de tudo que denuncio).
    Se der para divulgar essa vitória ficaria muito grato.
    vide link :http://walterbandeira.criarumblog.com/

    No mais um abraço e obrigado pelo apoio.

    Walter Bandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s