Exame de ordem: PASMEM: Denúncia anônima de um Membro do Conselho Federal da OAB


Recebi a presente denúncia anônima por meio de um dos comentários ao nosso sitio

COMO FUNCIONA O ESQUEMA DE APROVAÇÃO NO EXAME DE ORDEM

O que muita gente não sabe sobre o exame de ordem, pois bem, sou membro e advogado do Conselho Federal e resolvi relatar aqui algumas verdades vez que ando indignado com essa confusão toda em torno do exame de ordem.

Uma breve abordagem histórica antes:

Na história antiga os poderes concentrados começam a se destruir internamente, porque seus líderes de maneira arbitrária começam a praticar atos muito contrários a legalidade, desta forma, as próprias pessoas que compõem o poder se rebelam fazendo com que seus líderes sejam destruídos.

Resumidamente para reforçar o que escrevo, aconselho aos senhores assistirem ao filme operação Walquiria e verão o tanto que o abuso de poder incomoda até mesmo os que delem fazem parte.

A Realidade:

Diante do alegado acima descrito, me apresentarei como uma pessoa rebelada e muito revoltada diante de tal situação criada pelo então Presidente Ophir Cavalcante, um homem que até pouco tempo atrás eu tinha muito respeito.

O que não se sabe é que, o Exame de Ordem tem o único objetivo de criar uma reserva de mercado, as estatísticas de aprovação se dão da seguinte forma:

1ª fase: O índice de aprovação não pode superar 60%, as vezes o próprio Conselho fixa um número X de porcentagem de aprovados, ou melhor esclarecendo, as bancas nunca analisam profundamente nenhum recurso, os referidos recursos interpostos na 1ª fase são analisados da seguinte maneira:

Calcula – se o número de aprovados na 1ª fase, verifica-se se esse número atingiu ou não entre 50% ou 60%, se não atingiu então a OAB resolve da seguinte maneira: verifica-se quem fez 49 pontos e faz um calculo com cada questão, ou seja quem fez 49 pontos e se a questão anulada for a de numero 13 e atingir entre 50% e 60% daremos por encerrado as anulações.

Na mesma esteira, anulando a referida questão e não se conseguiu atingir o número de porcentagem determinada pela OAB para aquele exame de ordem, então anula-se mais uma questão até atingir a porcentagem determinada.

Observa-se que a OAB determina um prazo curto da divulgação do resultado da 1ª fase, tipo de 6 a 8 dias para não dar tempo de um examinando entrar na justiça e conseguir via mandado de segurança o direito de poder estar na 2ª fase.

Isso é feito de propósito, é tudo planejado, bem calculado, sabemos que o Judiciário está empilhado de processos e não julgará qualquer medida judicial em tempo hábil.

Já na segunda fase é diferente, o índice de aprovação não pode ser superior a 15%, e o gabarito só é divulgado no dia do resultado, ficam em média 3 gabaritos guardados a 7 chaves sendo comparado com as notas dos alunos que são aprovados, alterado na surdina caso haja aprovação alta, sendo estes um gabarito normal, um médio e um difícil e utiliza-se um ou outro dependendo do número de aprovados. Diante disso os recursos são analisados da seguinte maneira: Analisa-se primeiro quem fez 5,99 em ordem decrescente, se a banca tiver analisando até aqueles que fizeram 5,50 e entre essas notas esses aprovados atingirem 15% de aprovação, o assunto estará encerrado.

Existem casos que até quem está incluído entre essas notas de correção fique reprovado, isso é porque não é pra dar muito na cara, portanto, quem fizer 5,0 as chances de ter seu recurso analisado a fundo serão mínimas, pode até ser que haja uma melhora na correção, mas, dificilmente aprovação.

Entretanto, espero poder ter contribuído com vocês, infelizmente não posso me identificar, asseguro a vocês, se não for por determinação judicial para cancelar o exame de ordem ou anular a prova da 2ª fase, as recorreções não terão êxitos, diante dessa alegação o próprio STF já se posicionou no sentido de que o Judiciário não tem competência para corrigir prova de concurso, somente a banca realizadora assim tem, sendo assim, a referida banca pode até recorrigir, mais as pessoas continuarão prejudicadas.

Grato com tudo e espero ter contribuído.

Atenciosamente

Membro do Conselho Federal anônimo.

Veja ainda:

Esse post foi publicado em EXAME DE ORDEM. Bookmark o link permanente.

19 respostas para Exame de ordem: PASMEM: Denúncia anônima de um Membro do Conselho Federal da OAB

  1. Pingback: Trabalho histórico científico sobre o exame de ordem: DA LIVRE CONCORRÊNCIA #FIMEXAMEOAB #examedeordemINCONSTITUCIONAL #CPIdaOAB | Inacio Vacchiano

  2. Roze Salgado disse:

    É por isso que já fiz 7 vezes e não passei e nunca consegui me valer das questões anuladas . Sempre fico com 38, 39 …

    • JORGE disse:

      Se esse cara é mesmo membro do Conselho Federal da OAB e se sente indignado com a pouca vergonha que é esse exame da ordem, então porque não chuta o pau da barraca, se manifesta e mostra a cara.

  3. natan disse:

    Não tem como acreditar no texto de um anônimo, deve ser mais um revoltadinho com sua reprovação, principalmente pelos erros de português que o texto apresenta, impossível ter sido escrito por um conselheiro federal da OAB, como MAS de oposição escrito mais…
    Pessoal para de conspirar e vai estudar…

  4. Paulo Roberto disse:

    eu posso denunciar alguém que conseguiu comprar a aprovação no exame da Ordem.

  5. Beth Poubel disse:

    A OAB, TEM QUE REVER SEUS METODOS DE AVALIAÇÃO, A DENUNCIA ANÔNIMA PROCEDE.
    SOU TESTEMUNHA DA BARBARIDADE NAS CORREÇÕES DAS PROVAS.
    TIVE OPORTUNIDADE DE VER TRES PROVAS, TODAS TRES A MESMA RESPOSTA , 2 GANHARAM PONTUAÇÃO , A TERCEIRA ZERADA, SENDO QUE AS TRES ESTAVAM CORRETISSIMAS.
    VI QUE, COM O RECURSO OCORREU A MESMA BARBARIE, DUAS QUESTÕES CORRETAS E SÓ UMA GANHOU PONTUAÇÃO COM O RECURSO.
    ISTO REFORÇA A DENUNCIA ANÔNIMA.
    QUE PAIS É ESTE? ONDE A PRÓPRIA JUSTIÇA É INJUSTA.
    HOJE SINTO VERGONHA DE DIZER SOU BRASILEIRA,
    SINTO VERGONHA DAQUELES A QUEM ADMIREI E RESPEITEI.
    ALGO PRECISA SER FEITO PARA ACABAR COM ESTA VERGONHA.
    DAQUI A POUCO PODEREMOS FECHAR AS FACULDADES DE DIREITO, POIS UM SIMPLES CIDADÃO PODERÁ FAZER SUA DEFESA, JÁ QUE A PRÓPRIA ORDEM NÃO TEM ORGNAIZAÇÃO SUFICIENTE PARA COLOCAR NO MERCADO ADVOGADOS COMPETENTES.
    APROVAM POR COTAS.
    ESPERO UM DIA VER NOTICIAS , EM QUE A OAB, SE RENOVOU, PASSOU A EXERCER O SEU VERDADEIRO PODEER.

  6. Claudete de Oliveira Matheus disse:

    SÓ BLA! BLA! BLA! não resolve nada, temos que convocar todos os bacharéis do Brasil
    a se reunirem e sair em manifestação pública em todos estados, cidades e municípios,
    ao mesmo tempo DIA e HORA marcada, para revindicar e mostrar ao mundo o que acontece neste Brasil com os bacharéis de direito, SEM DIREITO!!!
    Os anos passam, e a OAB, continua passando por cima da nossa CARTA MAGNA. Para que serve o STF ? não é para proteger a Constituição, e fazer valer o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais. Senhores do STF,STJ,CONGRESSO,CÂMARA,OAB etc… ACORDEM!!!
    NÃO DA MAIS PARA CONTINUAR COM ESTA DITADURA DE INTERESSES PESSOAIS.

  7. carolina disse:

    Pena se anonimo

  8. JOSE FELIPE disse:

    1. Está na hora de todos os Bacharéis e Estudantes de Direitos a se organizar e realizar movimentos de protestos em Brasília, não só na OAB, mas também em fase desses Ministros que permanecem nos ditames da ditadura. Calcula trezentos mil exames por ano a R$ 200,00. Prá quem vai todo esse dinheiro? Onde estão os balancetes contábeis da OAB? Precisamos ir de cara limpa, não de cara pintada fazer manifestação em Brasília, Congresso Nacional, Senado Federal, STF, contra esses ditadores e controladores do monopólio dos magnatas que estão coercitivamente usurpando o direito dos diplomados a exercer a profissão na qual faz jus para todos os formados e formandos. Fomos formados prá que? Prá que serve a Constituição da Republica Federativa do Brasil!

  9. Pingback: OAB esperneia e critica Juiz contrário ao exame de ordem | Inacio Vacchiano

  10. Pingback: Record de inscritos (106.941) e de reprovados MT (92%) no exame de ordem | Inacio Vacchiano

  11. Pingback: Exame de Ordem protege quem precisa de advogado e pode pagar | Inacio Vacchiano

  12. Pingback: Desembargador escreve contra o Exame de Ordem | Inacio Vacchiano

  13. Pingback: Notícias do MNBD 23-02-2010 – A marcha dos bacharéis | Inacio Vacchiano

  14. Despachos Auriculares: A OAB pratica o Lobby ou o Tráfico de Influência? DIVULGUE http://migre.me/3mD1a

    Quando a vaidade e os objetivos obscuros refletem traição aos interesses do bacharel em Direito. DIVULGUE http://migre.me/3kWa9

    A inicial vitoriosa do MS já está disponível na rede social do MNBD-RJ. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    VEJA OS FILMETES DA CAMPANHA PELA HIPOCRISIA E PELA MENTIRA E DIVULGUE http://www.youtube.com/user/celulamnbdrj#g/u

    ENCONTRO DIA 9 DE JANEIRO ÀS 10 HS NO PARQUE DO IBIRAPUERA, PARA TODOS OS BACHARÉIS E ESTUDANTES QUE RESIDEM EM SP E QUE SÃO CONTRA O EXAME DA ORDEM. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    O MNBD-RJ solicita aos simpatizantes da causa que este vídeo seja divulgado http://www.youtube.com/watch?v=otxSKfe9kZs

    DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

  15. STF É UM TRIBUNAL DE ADVOGADOS – AFIRMAÇÃO FEITA PELO PRESIDENTE DA AJUFE – ISSO QUER DIZER QUE CASO OCORRA FATO SEMELHANTE À NOTÍCIA PUBLICADA NA REDE SOCIAL DO MNBD-RJ, NÓS (BACHARÉIS) DEVEMOS DENUNCIAR O BRASIL À OEA, OIT, CIDH, … ENFIM À TODAS AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS, EM RELAÇÃO À RESERVA DE MERCADO IMPOSTA PELA OAB. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    A inicial vitoriosa do MS já está disponível na rede social do MNBD-RJ. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

    ASSINEM PRESIDENTES DA OAB EM DEFESA DA SOCIEDADE. VAMOS VER ATÉ ONDE VAI A HIPOCRISIA DELES. ABAIXO-ASSINADO PELO EXAME DE ORDEM PARA TODOS E PARA ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA. DIVULGUE
    http://migre.me/36SLT

    TRF – 2ª REGIÃO É O TRIBUNAL MAIS CORRUPTO DO BRASIL. DIVULGUE
    http://migre.me/3c4em

    O Reinaldo Arantes é da OABB e não do MNBD. Nós do MNBD-RJ somos a favor da extinção do Exame da OAB, este é o nosso objetivo. DIVULGUE
    http://www.youtube.com/watch?v=syU-KRP9EDw e http://mnbdrj.ning.com/

  16. oab disse:

    deixe de falar besteira e vai estudar que você passa!!!

    • ELIZABETH POUBEL BASTOS RIBEIRO disse:

      ACREDITO QUE MUITOS EESTUDAM.
      NESTE ÚLTIMO EXAME , A OAB, TEVE O PRAZER DE REPROVAR INUMEROS BACHARÉIS SUER CAPACITADOS, PRA APROVAR INUMEROS , INFELIZMENTE DESQUALIFICADOS.
      SOU A FAVOR DA PROVA, MAS TAMBÉM SOU A FAVOR DE UMA CORREÇÃO JUSTA E COERENTE, NÃO A PALHAÇADA QUE FOI A SEGUNDA FASE DESTA ÚLTIMA.
      A RESPOSTA DA OAB EM DIZER QUE QUEM NÃO PASSOU , FOI POR NÃO TER ESTUDADO, É VERGONHOSA, POIS VARIOS ALUNOS TEM A TOTAL CERTEZA DE NÃO TEREM IDO BEM NA PROVA, E FICARAM FELIZES COM A APROVAÇÃO, MAS QUE NÃO QUEREM SE MOSTRAR EM BENEFICIO DOS INJUSTIÇADOS.
      ISTO É MAIS UMA PROVA DA INJUSTIÇA NO BRASIL.
      VAMOS VER SE A LOTERIA DA OAB, FARÁ JUSTIÇA NESTA NOVA ETAPA.
      QUE TODOS OS INJUSTIÇADOS, SEJAM PREMIADOS AMANHÃ.
      BOA SORTE A TODOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s